Leitura: o que as crianças estão lendo?

As alunas Débora e Marina ficaram curiosas: será que as crianças gostam de ler? Se sim, o que será que elas estão lendo? Para saber a resposta, elas percorreram os corredores da Escola e entrevistaram alguns alunos.

Num total de 7 alunos, elas descobriram que 6 gostam de ler e que um gosta "mais ou menos".
Os livros que eles estão lendo:

*livros da coleção Asterix e Obelix
João Arthur Frantz Krug – 4ª série

*Nina e o olho secreto de Atlanta
Leilane Ziegler da Cruz – 4ªsérie

*Pequeno Príncipe
Giulia Chimini Stefainski – 4ª série

*livros da coleção Pedra no Caminho
Pedro Henrique Eisenkraemer – 3ª série

*livros da coleção Garotas da Rua Beacon Piores Inimigas/Melhores Amigas
Bárbara Immig – 3ª série

*Judy Moody
Eduardo Henrique Nunes – 3ª série

*livros da coleção Salve-se quem puder
Henrique Canterle Fava – 5ª série

Entrevista com Fábio Pagliuca

Se o Armazém promete, ele cumpre. Por isso estamos postando e entrevista completa com o locutor da rádio Atlântida Fábio Pagliuca. Lembrando que a galera do Armazém foi até o estúdio da Atlântida entrevistar o radialista no dia 21 de agosto e parte da entrevista foi publicada na revista. Agora você confere ela na íntegra aqui.

Armazém - Quais estilos/bandas estão fazendo a cabeça dos jovens?
Pagliuca - Acho que é a hora do rock emo, das bandas caracterizadas por ter um som instrumental, uma pegada hardcore muito forte e letras mais melódicas, que falam de emoções, por isso têm o nome emo. Como exemplo, temos as bandas brasileiras Fresno e Nx Zero, e as estrangeiras, Good Charlotte e Simple Plan.

Armazém - Como os estilos e letras de músicas foram se alterando conforme os anos?
Pagliuca – As letras falam do cotidiano das pessoas, por isso vão mudando conforme a época. Nos anos 70, uma época de contestação, as letras das bandas falavam disso, eram muito mais ácidas e políticas. Nos ano 80, tivemos uma abertura política no Brasil e as bandas passaram a falar disso, a lutar por mais espaço, começaram a falar de sexualidade e liberdade de imprensa. Nos anos 90 e 2000, eu acho que há uma consciência por um mundo melhor, há uma preocupação em falar de coisas positivas, de família, amor e paz.

Armazém - Como você acha que as tribos de música influenciam na vida dos jovens?
Pagliuca - Há uma identificação dos jovens com grupos, eles se identificam mais com pessoas com característica parecidas com as nossas. Eu acho que a música é globalizada. Eu, por exemplo, gosto de quase todos os tipos de música. Eu sempre falo que não existe música ruim, existe aquilo que não me agrada. Eu tenho um estilo de música da qual eu gosto mais, que é o rock dos anos 70, como Led Zeppelin, Deep Purple, Rush e The Doors. Mas eu não posso dizer que eu não goste de uma banda nova, como por Simple Plan ou Strike. A minha dica é o seguinte: mistura tudo!

Armazém - O que você acha sobre rotular as pessoas pelo estilo musical que elas curtem?
Pagliuca - Eu não acho legal isso, pois o que a pessoa ouve não define quem ela é. Também porque hoje tu podes gostar de uma coisa e daqui a um tempo de outra; novas bandas vão surgindo e tu acabas conhecendo outros estilos. Não acho bacana rotular as pessoas por nenhuma característica dela, não só quanto ao que ela ouve. Rotular uma pessoa como chata, feia, alta ou inteligente também não é legal. Cada pessoa tem seu diferencial e seu valor. Mas não se preocupem com rótulos, façam as coisas de forma verdadeira. Se você estiver afim de escutar pagode, escute; se você gostar de funk, e for um momento divertido, escute; se for para ouvir rock, ouça; se quiser curtir aquela baladinha, pensando no gatinho(a), curta, pois o importante é curtir o momento.

Armazém - Tu achas que existem muitas bandas ruins hoje em dia?
Pagliuca - Eu sempre falo que não existe música ruim, existe aquilo que não me agrada. Eu, por exemplo, tenho um estilo de música que eu gosto mais, que é o rock dos anos 70, como Led Zeppelin, Deep Purple, Rush e The Doors. Tenho preferência por esse tipo de som, mas não é por isso que eu não gosto de uma banda nova também, como Strike. A minha dica é o seguinte: mistura tudo!

Perfil de Veco Marques

Por e-mail, o guitarrista da banda Nenhum de Nós falou um pouco sobre ele.

Nome completo: Harvey Marques
Data de nascimento: 14/01/1964
Há quanto tempo trabalha com música: há quase 30 anos
Passatempo: longas caminhadas e cuidar dos cachorros no sítio
Apelido: Veco Marques
Último livro que leu: The Beatles - a biografia, de Bob Spitz (tem quase 1000 páginas)
Tipo de música que curte: boa música, seja ela rock, jazz, folclórica... mas tem que ser de qualidade
Comida preferida: a da minha mãe, Irene, de preferência com toda a família reunida... aí a comida passa a ser secundária
Um sonho: seguir tocando pra sempre... mas sonho em ver um Brasil mais digno, justo e igualitário... com respeito aos próximos e a natureza... e uma guitarra que tenha sido tocada pelo George Harrison

Leitura: games divertidos

No post de hoje confira alguns games sobre leitura. As alunas Isadora e Bruna pesquisaram um teste e uma cruzadinha super legais. Clica nos links ai em baixo e divirta-se!

Teste: Se sua vida fosse um livro, qual seria?

Cruzadinha: Regrinhas de português

Eventos do Grêmio Estudantil

O Grêmio Estudantil do Educar-se promoveu vários eventros nesse mês. No dia 10 aconteceu o Dia da Criança, na área coberta da escola. Como deve ser, a data foi comemorada com muita brincadeira: cama elástica, futebol no campinho, pracinha aberta e pinturas. E pra completa, foram distribuídos pirulitos e refrigerantes pra criançada.

No mesmo dia, ainda foi promovido o II Show de Talentos, em que cada série, a partir da 5ª, apresentou uma música previamente sorteadas. Quem estava lá pode dar muitas risadas e apaludir os colegas. Abaixo, você confere algumas fotos dos eventos:






A leitura e as suas faces

O post de hoje marca o início de uma grande reportagem sobre leitura. Como o tema dá o que falar, a gente vai deixá-lo falar. A idéia é abordar diversas faces da leitura: na escola, nas bibliotecas, editoras, dentro de casa, a opinião sobre estudiosos e escritores, e o que mais rolar.

Para isso, escalamos algumas repórteres mirins do Armazém de Idéias. São elas: Isadora Aires, Mairim Hoffman, Bárbara Spall, Marina Mello e Débora Krug, coordenadas pela estudante de Jornalismo e bolsista do projeto Vanessa Kannenberg.

Essa reportagem será publicada aqui no blog e dividida em partes. Toda a semana você vai poder acompanhar um novo ângulo do assunto. Esperamos que todos acompanhem as matérias e comentem nos posts, pois escolhemos o blog para publicar essa reportagem pela interatividade e instantaneidade que ele possibilita. Então, mergulhe nessa leitura com a gente!

Outros blogs divertidos

O blog do Armazém andou recebendo visitas de outro blog, muito legal, diga-se de passagem. A prof. Márcia Murillo, prof da 3ª série, enviou o endereço do blog da turma dela. Acessem:
http://www.nossaturmaeducarse.blogspot.com/

A prof. Márcia ainda lembrou que existem outros blogs de turmas da escola. "Vale a pena conferir nosso mundo virtual", disse a professora. Estou esperando que a Tati (da informática) envei para o Armazém o link deles e aí a gente divulga eles aqui também. Tem uma lista ai do lado direito do nosso blog em que você vai ver todos eles. É só clicar e conferir :P

Interatividade!

O momento que vivemos é o da interatividade. Todo mundo tá conectado de alguma forma e os meios de comunicação também. Como a primeira edição da revista do Armazém desse ano (a edição número 5) já falou tá todo mundo online. A sexta edição falará de música e tá quaaaase saindo. Falta bem pouco.
Pensando nisso, nós achamos um teste superlegal pra você já ir entrando no clima da nossa próxima revista. Então clica nesse link ai de baixo e descubra a qual estilo musical você pertence!

TESTE: que tipo de música você é?

Se você fizer o teste, não deixe de comentar neste o post que estilo musical você é :)

Revista...

A 6ª edição da revista do Armazém de Idéias acaba de ir pra gráfica. Eu (Vanessa), Yaundé, Isa, Dé e Carol fomos levá-la hoje à tarde. Fizemos a revisão final e pronto. As páginas, com dicas de livro, de filme, de jogos, com uma matéria super legal sobre música, com a entrevista com o guitarrista Veco Martins e muito mais, foram mandadas para impressão. Na terça-feira, dia 7 de outubro, a revista já vai estar disponível para quem quiser. Você não perde por esperar!

Terça-feira a 6ª edição da revista do ARMAZÉM DE IDÉIAS estará disponível!