Leitura: o que uma bibliotecária tem a dizer

Aline Santos da Silva é aquela moça que fica atrás do balcão da biblioteca do Educar-se. Auxiliar administrativa e estudante, ela passa as manhãs e tardes ajudando os alunos a escolher livros e autorizando-os a retirá-los. Como ela lida com livros e crianças o tempo inteiro, a Marina e a Bárbara Spall foram saber o que ela pensa sobre leitura.

Armazém: Você acha que a leitura é muito importante? Por quê?
Aline: Eu acho que, em primeiro lugar, a leitura é muito importante pois é um prazer, proporciona momentos de emoção, de “relax”. E também porque eu acredito que quem lê muito, escreve bem e em maior quantidade.

Armazém: Você acha que o e-book (aqueles livros você ouve ao invés de ler) vai substituir os livros?
Aline: Não, pois eu particularmente acho que ler no computador é muito cansativo e, assim, perde o prazer de pegar o livro, sentar e lê-lo.

Armazém: Você acha que as crianças de hoje em dia estão lendo bastante? E os adolescentes?
Aline: Como auxiliar, posso dizer que as crianças lêem mais que os adolescentes. E não é por falta de tempo, é muito particular de cada um, porque se a pessoa quiser, ela pode fazer muitas coisas, ler, ir na balada, estudar e até sair com os amigos.

Armazém: Na sua opinião, por que os mais retirados são sempre os mesmos?
Aline: Porque quando a gente gosta de algo, a gente divulga. Se eu comi um doce muito bom de morango, eu conto pra uma pessoa, que compra, passa pra outra, que fala pra próxima e assim vai. E com os livros é a mesma coisa, ocorre da mesma maneira. Uma pessoa gosta de um livro, fala pra um amigo que lê, então o outro ouve e pede para ler depois. Assim, o livro vai passando adiante.

1 comentários:

Aline disse...

Parabéns a todos que fazem parte do armazém!!!!
Faz algum tempo que acompanho o trabalho de vcs e gostaria de dizer o quanto é legal ver que amdureceram, cresceram assim como armazém!!
Abraços e Sucesso sempre.
Contem comigo sempre!